quarta-feira, 13 de junho de 2018

Bom senso

A adolescência é um período turbulento, é fato. Atualmente, para aumentar um pouco o grau de dificuldade nas relações familiares, definem como pré-adolescente as crianças entre 9 e 13 anos. Pois é, a infância está cada vez mais curta, agora há a pré-adolescência no meio do caminho. Lá em casa, mais do que saudades das bonecas e outros brinquedos, tenho sentido falta dos diálogos e reações mais infantis que eu estava acostumada. Sofia está quase com 10 anos e a pré-adolescência já a acompanha há alguns meses.

Além das oscilações de humor e explosões de raiva (tem sido frequente ouvir "nossa, você é muito chata!", "nossa, você só me julga!" e "você não me entende!", com direito a lágrimas e isolamento no quarto), os interesses mudam muito.

Se na minha adolescência (ou pré-adolescência... não sei, mas tenho a impressão de que fui direto para a adolescência, porque brinquei de boneca até uns 13 anos) eu gostava de ler Revista Capricho, hoje em dia, pelo menos lá em casa, as revistas saíram de moda. Sofia gosta de livros, adora o setor teen da livraria, onde há dezenas de biografias (!!!!) de atores e youtubers menores de 18 anos. Entre as opções de leitura, há também aqueles livros no estilo auto-ajuda.

Semana passada, Sofia estava na livraria folheando um desses livros. O nome era "Perguntas e Respostas - Larissa Manoela". Para os leigos, Larissa Manoela tem 17 anos, é atriz, cantora, dubladora, escritora e musa inspiradora de muitas meninas. Sofia é uma dessas fãs.

Bom, voltando ao livro... Sofia, interessada, tentou me convencer a comprá-lo (ela e o Tomás já perceberam que eu tenho uma dificuldade em dizer não quando o objeto de desejo é um livro).

- Mãe, olha que legal, é o novo livro da Larissa Manoela!!!!
- Bacana, Sossô. Sobre o que é?
- Sobre perguntas e respostas.

Huumm... pareceu profundo. Mas não querendo ser chata e já julgar negativamente o livro, pedi para dar uma olhada. Cada página tinha uma pergunta, a resposta breve da Larissa e 80% do espaço em branco, com linhas, para que a criança escreva a sua resposta.

- Gostou, mãe? Está baratinho!!! - Sofia comentou, na expectativa que eu topasse a compra.
- Sofia, mas não tem nada escrito!
- Claro que tem! Olha só! - disse ela mostrando as páginas.
- Três linhas escritas e o resto em branco pra você escrever?! Melhor comprar um caderno de uma vez... você não acha?

Ela deu risada, guardou o livro e não tocou mais no assunto.

Posso correr o risco de parecer chata ou crítica demais na visão deles, de ouvir a frase "você é muito chata", mas se tem uma coisa que me esforço para que Sofia e Tomás tenham é BOM SENSO.  


OBS: Os outros dois livros da Larissa Manoela, com mais páginas escritas, eu comprei há algum tempo e Sofia leu, feliz da vida. E assim vamos caminhando até essa fase ser superada...
O "livro"