quarta-feira, 2 de maio de 2018

De onde viemos - parte 2

Na semana passada, voltando do colégio, Sofia me contou que tinha tido uma aula sobre sistema respiratório e que a professora foi bombardeada com perguntas do tipo:

"É verdade que as mulheres tem dois buraquinhos, um por onde sai o xixi e outro por onde sai a menstruação?"
"Como os bebês vão parar na barriga da mãe?"
"Por onde o bebê sai no parto normal?"

Eu sou distraída, mas tive a impressão de que tinha ouvido ela me dizer que a aula foi sobre sistema RESPIRATÓRIO...

- Sofia, você não falou que a aula era sobre sistema respiratório? Não está meio estranho isso?
- Pois é... mas daí meus amigos começaram a fazer essas perguntas e deixaram a professora maluca...
- E o que ela respondeu?
- Ela falou que tem muitos pais que acham cedo falar sobre esses assuntos e que não ia responder ainda.

Fiquei pensando sobre isso... Em que mundo esses pais vivem? As crianças tem acesso diário a tablets, celulares, internet... basta uma breve pesquisa no Google para descobrirem tudo o que precisam e, pior, acompanhado de um monte de besteiras totalmente dispensáveis. Será que não seria melhor, e mais educativo, explicar de uma vez, de forma acessível, adequada à idade e acalmar essa curiosidade toda? 

Dias depois desse papo no carro, eu estava no quarto da Sofia procurando algo na televisão e decidi (sem pretensão educativa, mas porque gosto mesmo) ver uma série da GNT que se chama "Boas Vindas". São diversas histórias sobre gestação e parto, com casais heterossexuais e homossexuais. Teve de tudo... inseminação artificial, barriga de aluguel no Nepal, nenhum parto normal e dezenas de cesáreas... 

Os bebês saindo da barriga, aberta na cesárea, causou horror na Sofia, mas ela continuou interessada no programa mesmo assim. Tomás, que estava na sala até então, ficou curioso ao ouvir os comentários da irmã, do tipo "credoooo", "que horror", "ai, que nojoooo" e juntou-se a nós. Sentou ao meu lado, interessado, concentrado nas histórias. 

Logo chegou o momento de mais um parto. Cesárea, novamente. Tomás não se impressionou muito com o corte, sangue e afins, porém, ao ver o bebê sendo retirado da barriga da mãe, arregalou os olhos e deu um grito, horrorizado:

- Mãe, eu também tinha RABOOOO quando nasci?

E assim ele descobriu que os bebês tem cordão umbilical...

Ah! Antes que eu me esqueça... Sofia quis mostrar que sabe tudo sobre cordão umbilical e respondeu:

- Não, Tomás, isso não é rabo!!! É o umbigo reserva!