segunda-feira, 23 de abril de 2018

Colhendo abacates


No sábado passado foi aniversário de uma amigona, a Maria Rosa. Numa conversa que tivemos uma semana antes, ela me garantiu que não faria nada nesse ano, que estava cansada, estava velha (!!! Uma idosa de 36 anos...), não queria comemorar. Papo vai, papo vem e minha amiga, super decidida (temos esse ponto em comum, não somos boas com um "não" definitivo), mudou seu discurso e disse: 

"Então fechou, sábado, churrasco de aniversário!".

A comemoração que não ia existir, existiu. Foi tão gostosa... Entre churrasco, piscina aquecida para as crianças, música boa, ótimos papos, uma versão de "parabéns" única, em ritmo de samba (sempre puxada pelo Roque, pai da Maria Rosa. Não sei explicar, mas fico sempre emocionada com esse parabéns, que só acontece nessa família linda), ainda tivemos uma sessão de "colheita de abacates". O abacateiro estava carregado e, a pedido da Nídia, mãe da Maria e dona da casa deliciosa, cada um foi embora com um bom estoque de abacates, enormes e lindos.

Parece uma coisa sem importância, mas colher abacates na festa da Maria Rosa, foi uma experiência mágica para Sofia e Tomás, ficaram muito felizes. Observar uma árvore, perceber a quantidade de frutos que ela dá, fazer força para conseguir retirar a fruta do galho, conseguir pegar um abacate lá do alto da árvore, depois manter o equilíbrio da vara para que a fruta não espatife no chão, tomar umas picadas de insetos nas pernas enquanto isso, olhar em volta e perceber que todo mundo que estava na casa participava daquele momento de sua forma, assistindo ou ajudando, dando risada ou morrendo de medo de um abacate cair na cabeça de alguém, mas, acima de tudo, desconectando da tecnologia (ops! menos da câmera fotográfica do celular, que foi usada para registrar o momento) e vivendo mais intensamente.

Nesse sábado o tempo passou mais devagar, devagar o suficiente para nos dar a chance de enxergar que são momentos como esse fazem a vida valer a pena. Que esse abacateiro esteja sempre carregado e precisando de muitos amigos para ajudar na colheita!