quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O sonho virou pesadelo?

Há dias em que acredito que o mundo no passado, sem os avanços tecnológicos, a globalização, os celulares com super câmeras, a conexão wi-fi por todos os lados era mais agradável de se viver.

Não havia a aflição de não se conseguir falar com uma pessoa imediatamente, por exemplo. Hoje em dia 5 minutos sem comunicação com alguém que anda com celular no bolso é motivo para preocupação. Falo por mim mesma, que ontem, durante um temporal queria localizar meu marido que havia ido a pé até o supermercado e não consegui (pois o celular havia ficado em casa...). 

Hoje qualquer tempestade vira motivo de pânico pelas fotos assustadoras de raios ou até mesmo registros de pessoas sendo atingidas por eles (ontem uma foto dessas, tirada no Guarujá, estava por toda parte).

Qualquer tragédia, por menor que seja, no lugar mais distante e inacessível, é fotografada e multiplicada nas redes socias e tvs. 

Enfim, hoje me peguei pensando nisso, pois estava tão feliz em descobrir, numa reportagem da Revista Exame (http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/os-30-paises-mais-felizes-do-mundo), um pequeno pedaço de paraíso nesse mundo maluco... as Ilhas Fiji. Visual impressionante misturando muito verde e águas de diversos tons. Que vontade que me deu de ver tudo ao vivo!!!

Na empolgação, chamei meu marido para ver as fotos e descobrir se também demostraria o mesmo interesse, quem sabe poderiamos planejar uma viagem pra lá no futuro... E então veio o comentário:

- Que lindo! Mas imagina um Tsunami acontecendo lá?

Pois é, não nego que ao ver as fotos, junto com a empolgação também vieram em minha memória as imagens tão divulgadas por todos os lados da tragédia de anos atrás em cenários paradisíacos da Indonésia.

Porém, pensei... não fosse por esse excesso de registros e divulgação intensa de imagens e informações detalhadas, filmes que reconstroem tudo com realismo angustiante (O Impossível e Além da Vida, por exemplo), será que um lugar maravilhoso como esse não seria merecedor de outro tipo de comentário? 

Eu gostaria simplesmente de olhar e falar: 

"Meu Deus, que lugar lindoooo! Vou juntar dinheiro e ir para lá passar as férias com a familia."

E ponto final.

Espero conseguir... tanto afastar as imagens negativas que teimam em querer ganhar espaço na mente e mandar pra longe essa síndrome do pânico coletiva pela qual passamos, quanto ter dinheiro e companhia da família para conhecer esse e tantos outros lugares maravilhosos por ai...

Ilhas Fiji