quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Chamego

Quando os filhos nascem parece que é ativado um botão de modo automático nas mães (e/ou alguns pais). Troca fralda, amamenta, dá banho, coloca pra dormir, responde mil vezes ao chamado "ô, mãããe!!!" e por aí vai... As tarefas são infinitas e repetitivas.

Os anos passam, os filhos crescem e de repente você se dá conta de que, mesmo já estando quase da sua altura, eles ainda repetem hábitos de quando mal sabiam falar. Analisem a situação a seguir...

Eu, num dia de extremo cansaço, tentava finalizar as tarefas do dia e, finalmente, ir jantar, tomar banho, dormir. Os planos foram interrompidos por um chamado (gritado):

- MÃÃÃEEEEEEE

Respirei fundo, parei o que estava fazendo e fui verificar porque estava sendo chamada.

Era Sofia, no chuveiro.

- Mãe, ajuda a me secar?
- Poxa, Sofia, você está tão grande, sabe fazer um monte de coisas sozinha... Eu tenho tanta coisa para fazer ainda, não consegui nem jantar. Por que não me dá uma folga, sai do banho e se seca sozinha?!

Ela ficou calada, meio sem graça, pegou a toalha e se secou.

Um tempo depois, novo chamado:

- MÃÃÃEEEEEEE

Dessa vez era o Tomás. Também saindo do banho, também pedindo ajuda para se secar. Repeti o mesmo discurso que havia feito há pouco tempo para a Sofia, mas Tomás insistiu...

- Ah, mas eu gosto que você me ajude.
- Tomás, mas você já sabe se secar. Seja sincero, você não quer ajuda... quer um chamego, um carinho, né? - Ele sorriu, concordando e se secou sozinho.

Dia seguinte. Mesma horário, mesma correria e, novamente, chamada duas vezes seguidas. Porém, de uma nova forma:

- MÃÃÃEEEEEEE, vem me dar CHAMEGOOOOO.

Pronto, já era... quem mandou dar ideia... vou ter que secá-los pro resto da vida...