segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Você já virou um zumbi tecnológico?


Nos últimos dias, três textos com o mesmo tema me fizeram refletir sobre algo que tem me incomodado (muito) há muito tempo... o imediatismo do mundo atual, a overdose de tecnologia em nossas vidas, que cria a ilusão de estarmos todos juntos, próximos, super atualizados das vidas um dos outros... mas, infelizmente, nunca estivemos tão distantes, tão sozinhos.




Faça o teste:

Qual foi a última vez que você telefonou para um amigo para bater papo? 
Qual foi a última vez que saiu com amigos ou familiares e deixou o celular guardado ou desligado? 
É aniversário de alguém querido. Você telefona ou manda mensagem? 
Você consegue viajar para um lugar sem internet?
Consegue passar um dia sem conferir sua caixa de mensagens?


Pense numa criança com o mundo todo pra descobrir, com mil brincadeiras pra inventar, com energia sem fim pra gastar, acomodando-se confortavelmente no sofá e mergulhando de cabeça no incrível mundo digital que o Ipad pode proporcionar.

Ou amigos reunidos num bar, mas que não largam os celulares por um segundo, nem para pedir para o garçon tirar uma foto da turma. Isso é coisa do passado. Agora o "pau de selfie" faz esse serviço.

Famílias na sala de casa num domingo à tarde. Conversando? Não... cada um em seu celular, compartilhando fotos ou textos, dando risadas sozinhos.

Claro que há o lado bom da tecnologia. Porém, os prejuízos que tem causado às relações humanas são terríveis. Será necessária muita reflexão e muito, muito, muito bom senso daqui pra frente para que não nos tornemos, de forma irreversível, deprimentes zumbis tecnológicos.


Textos que recomendo a leitura: