terça-feira, 22 de julho de 2014

Ça va?


Na minha infância, um dos programas que eu adorava fazer com minha mãe era ir à casa de um casal de amigos dela, a Helô e o Pierre. Pessoas especiais, extremamente carinhosos, acolhedores, divertidos. Me sentia feliz, à vontade, em família quando estava ao lado deles. Além de morarem numa casa deliciosa, daquelas que a gente entra e não quer sair mais.  Pra completar, eles ainda tem 3 filhos da minha idade, tão especiais quanto eles. Ou seja, tudo lá era (é) demais.

Hoje Sofia me fez lembrar dessas visitas. Ficou andando pela casa e repetindo:

"Bonjour. Comment ça va?"

Que eu saiba, ela não está aprendendo francês no colégio. Disse que ouviu no desenho da Peppa Pig... Depois, percebendo que eu não estava 100% convencida, disse que foi uma professora do colégio que ensinou... Enfim, não sei como, mas ela desandou a falar a frase em francês.

"Bonjour. Comment ça va?"
"Bonjour. Comment ça va?"

E me fez lembrar de quando eu e minha mãe chegávamos na casa da Helô e do Pierre. Logo na entrada o cumprimento entre eles era, é claro ... "Bonjour. Comment ça va?"
Achava divertido e me dava até vontade de aprender francês... o que não fiz até hoje...

Bom, mas voltando à Sofia, percebendo que estava fazendo sucesso com a novidade, continuou treinando sua frase:

"Bonjour. Comment ça va?"
"Bonjour. Comment ça va?"

E, vendo o Tomás passar, falou:

- Olha, Tomás, o que eu sei falar! "Bonjour. Comment ça va?"
- O que é isso, Sofia?
- Ué, estou falando ARGENTINO!!!