quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Volta às aulas: 1 x 0 pra mim

Sabe aquela imagem de desenho animado de um gato segurando-se com todas as unhas nas paredes pra não entrar no banho? Visualizou? Pois então guarde essa imagem, pois logo mais precisarei dela.

Um mês de férias das crianças, em casa, com o pai, também em férias, é claro. Grude total. Passeios divertidos, horários bagunçados pra comer, brincar, dormir. Dias de chuva usando pijama o dia inteiro. Um mês... TRINTA DIAS pra esquecer de escola, uniforme, horários... 

Eis que esse um mês acaba, o pai volta a trabalhar, a mãe está lá, sozinha com as crianças, louca pra fugir do dia D, mas não há alternativa.

E o primeiro dia de aula começa... tarde, bem tarde. Ninguém quer sair da cama. Ninguém quer tomar o leite "sem o papai junto". Ninguém quer escovar os dentes. Ninguém quer tirar o pijama.

Caramba! As mochilas! E dá-lhe checar item por item do que tem que ser enviado para a escola. Uma hora depois, tudo ok, lancheiras e mochilas prontas.

Casa virada do avesso, mas, foco, hoje a tarefa é chegar na escola no horário e, de preferência, com as crianças dentro do carro. Mas, nem Sofia, nem Tomás estavam demonstrando empolgação com o programa que os aguardava.

Hora do almoço aproximando-se, momento da troca de roupa. Sofia até deu esperanças de que a tarefa seria fácil. Separou seu uniforme e colocou sozinha. Surpresinha: uniforme curto! A menina cresceu nas férias. Bom, mas ninguém vai reparar, vai assim mesmo.

Agora lembre da cena do gato que citei lá no começo. Agora coloque o Tomás no lugar do gato. Foi assim a ida dele ao banheiro pra trocar de roupa. "Não quero colocar essa calça, não quero essa blusa, não quero esse tênis, não quero arrumar o cabelo!!!", urrava ele, jogando tudo no chão. 

A luta foi grande, mas lá estava ele, suado, chorando, mas pronto. E então ele diz: "quero fazer cocô". 

E lá vamos nós... abaixar as calças colocadas a tanto custo e aguardar.
Mas Tomás está começando a usar o banheiro para fazer cocô (xixi ainda não) e tem suas manias. Só quer fazer cocô com o papai. Então falou:

- Eu quero meu papai!!!!!
- Tomás, ele está trabalhando, vai demorar... Mas ficaria muito feliz em saber que você conseguiu fazer cocô no banheiro.

E chorando, fazendo força, ele falava:

- Eu quero que meu papai fique feliz comigo!!!!

De cortar o coração.... Mas deu certo. O cocô saiu e ele ficou todo feliz, orgulhoso, querendo fotografar pra mostrar para o pai.

Nesse momento tive uma pontinha de esperança que o drama do primeiro dia de aula tivesse acabado, mas ele lembrou....a alegria do cocô acabou e deu espaço à volta ao show. Começou a gritar que não iria sair de casa, que ficaria sozinho com a Nina (a gata). E assim ficou durante toooodo o almoço, gritando e repetindo seu desejo. Não comeu nem uma garfada sequer.

Chorando saiu de casa, chorando entrou no carro, chorando chegou na escola e... que surpresa!... chorando entrou na escola!

Bom, há algo de positivo nisso tudo. O show do Tomás foi tão caprichado que não deu muito espaço para a Sofia fazer o dela. A única coisa que ela disse antes de sair de casa foi:

- Mãe, não estou me sentindo bem... tô com dor de cabeça, acho que não vai dar pra ir para a escola hoje.

E viva a alegria da volta às aulas!!!