sábado, 1 de junho de 2013

SP, a cidade da garoa? Não, infelizmente, dos arrastões...


No final de fevereiro/2013, escrevi o texto a seguir. Infelizmente, nada começou a mudar, muito pelo contrário... Hoje já tinha nova notícia de arrastão em restaurante de SP. 
Notícia publicada no Jornal Folha de SP: 
Texto que escrevi em fevereiro:
Precisamos fazer alguma coisa
A violência tem tirado meu sono. Não apenas hoje, que poderia dormir mais umas 2 horas e aqui estou no computador. A violência tem tirado meu sono há muito tempo!
Porém, se num intervalo de 10 dias, três amigas muito queridas, que moram ao lado do meu bairro, têm carro roubado, casa assaltada e passam por um arrastão em restaurante; você vê a violência ali, batendo na sua porta, dizendo pra você não dormir mesmo.
Vivemos na era do seguro. Seguramos o carro, a casa e até o celular. Adianta? Por um lado sim... conseguimos amenizar um pouco as perdas materiais. Um pouco, porque o que o seguro paga nunca é suficiente para reaver exatamente o que tínhamos, o que lutamos, trabalhamos tanto para conquistar.
Mas não é esse o problema. O problema é que não existe seguro para reverter traumas, medos, sensação de impotência. Não tem seguro que dê jeito nas síndromes de pânico, cada vez mais comuns. Não tem seguro que faça dormirmos tranquilos quando alguém de casa demora para chegar...
A sensação que tenho é de preciso fazer alguma coisa, gritar, pedir socorro, tentar de alguma forma viver numa cidade melhor, num mundo melhor. Viver SEM essa violência toda é o mínimo para conseguirmos tocar adiante, nesse mundo já tão complicado de se viver. Não podemos ficar paralisados, impotentes, fugindo, lamentando pelas notícias que chegam até nós. Lamentar não resolve!!
 Se vocês, assim como eu, estão se sentindo sufocados, acuados numa cidade dominada pela violência, por favor, me ajudem a espalhar esse texto, a buscar UNIÃO (pois eu sozinha tenho consciência da minha impotência), ideias (passeatas? Petições??) de como exigirmos mudanças. Tenho a esperança desse texto ser lido por muitas pessoas com o coração apertado e com vontade de REALMENTE reivindicar PAZ URGENTEMENTE!!!!!