quinta-feira, 29 de novembro de 2012

De onde viemos


Ultimamente Sofia anda bastante curiosa para saber os detalhes de como os bebês “surgem” nas barrigas das mães, como crescem lá dentro e, principalmente, como saem.

Confesso que achei um pouco complicado explicar para uma criança de 4 anos tanta coisa, mas daí me lembrei de um livro que fazia sucesso na minha época de primário (sou antiga, gente, ainda se chamava primário o que hoje é o fundamental), “De onde Viemos”.

Lá está tudo explicadinho, numa linguagem bem acessível para as crianças e com figuras engraçadas (pai barrigudo e cheio de pelos, mãe gordinha... enfim, pessoas normais). Claro que tem algumas coisas que acho que ainda não estão no momento de serem lidas integralmente para a Sofia, mas aproveito as ilustrações para dar uma “geral” no assunto e ir diminuindo (ou não) as dúvidas dela.

Porém, o tal livro vem gerando alguns questionamentos, muitas vezes, muito divertidos...

Esse diálogo foi ontem à noite:

Sofia – Mãe, a mulher pode comer quando está com o bebê na barriga?

Eu – Claro que pode, Sofia. E é super importante que ela coma muito bem.

Sofia – Mas cabe? A comida vai pra onde?

Eu – Cabe sim, vai pro lugar de sempre, o estômago.

Sofia – Hummmmm...

Eu – E a comida que a mãe come vai para o bebê também e, assim, ele cresce.

Sofia – Mas TUDO BABADO?!!!!!!!!!! Ecaaaaaaa...