quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Preferências musicais


Algo que venho notando é que, quando as crianças tem acesso a música de qualidade desde pequenas, a tendência é desenvolverem um gosto musical bacana. E nada de subestimá-las! Nunca se sabe o que irá agradar os pequenos. Pode ser um cd do Palavra Cantada, do Paulinho da Viola ou de música clássica.

Quando eu era pequena, ouvíamos muito em casa Chico Buarque, Elis Regina, Gilberto Gil, Rita Lee. Claro que tinha também muito Balão Mágico, Pirlimpimpim e até Xuxa...

Porém, o que fazia sucesso mesmo comigo era a música " O que Será", de Chico Buarque. Era a música começar a tocar e eu ficava balançando animadamente a cabeça para os lados.

Com a Sofia, tenho notado o mesmo acontecendo. No carro sempre vou alternando os cds adultos e infantis; sendo, às vezes, pega de surpresa com pedidos como: 

  - Mãe, quero ouvir o cd da Vanessa da Mata!

 Que orgulho!!!!


Sofia x Eu




*** 
Há pouco tempo Sofia se apaixonou por um cd da banda Karnak. Vira e mexe está lá, pegando o cd na estante da sala e colocando-o no aparelho de som ou pedindo para tocá-lo no carro.
Certa vez, quando ela tinha 3 anos, escutava a música "Eu tô voando", do Karnak:

"Daqui do céu da pra ver tudo, dos continentes desse mundo..."

Adivinhem o que ela perguntou? Claro...

- O que é continente, mamãe?"
Caramba, como explicar o que é um continente pra uma criança de 3 anos enquanto dirigimos?
 Falei que ia pedir emprestado o globo que o Tio Pedro, meu irmão, tem (ou tinha) e mostraria.

- Mas o que é globo, mamãe?
Caramba! Está ficando complicado...
Eu -  Mais tarde o papai explica tudo, ok?!

*** 
Claro que existem as exceções a essa minha análise sobre as influências musicais.
Meu irmão Pedro, por exemplo. 
Ele viveu na mesma casa que eu, tinha acesso aos mesmos LPs (pois é, gente, sou do tempo dos LPs!) que eu, mas acho que ouvia música no vizinho.
O gosto musical do garoto é inacreditável! Suas preferências são tão diferentes, mas tão diferentes que eu nem sei dizer os nomes dos grupos que ele escuta. Só sei que é da linha pagode, funk daqueles que tem em todo pior camelô da cidade.
Vai entender, né...